Resumo:
O ensino de matemática apresenta inúmeros desafios para a sua concretização com
qualidade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) esses desafios são ainda maiores.
Trata-se de um público que não teve acesso a escola no tempo devido ou mesmo não
obteve as condições para a sua permanência na instituição. Em geral é um público
que enfrenta muitas dificuldades para estudar. Essa realidade solicita que as escolas
e os educadores estejam empenhados em estimular a aprendizagem da matemática
para o público de jovens e adultos que compõem a EJA, pois são parte integrante e
atuante da sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a
colaboração da contextualização do ensino de matemática para a promoção da
aprendizagem do estudante da EJA. Como objetivos específicos busca-se
compreender a importância da modelagem matemática para a compreensão de
situações problemas e investigar as metodologias trabalhadas na disciplina em sala
de aula na Educação de Jovens e Adultos no contexto estudado. Trata-se de uma
pesquisa com enfoque qualitativo, contendo estudo bibliográfico e de campo. A coleta
de dados empíricos foi feita por meio de dois questionários, sendo um para o professor
de matemática que leciona nas turmas da EJA do ensino médio e o outro para gestora
da escola estadual investigada. As metodologias pesquisadas são muito importantes
por aproximar a realidade ao que é estudado para que assim, os alunos possam
desenvolver a capacidade de resolver situações-problemas reais.
Descrição:
DANTAS, V. H. M. N. Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021.