UEPB - Repositório Digital

Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Dantas, Victor Henrique Marinho da Nóbrega
dc.date.accessioned 2021-08-10T18:51:57Z
dc.date.available 2021-08-10T18:51:57Z
dc.date.issued 2021-07-15
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24211
dc.description DANTAS, V. H. M. N. Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2021. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de matemática apresenta inúmeros desafios para a sua concretização com qualidade. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) esses desafios são ainda maiores. Trata-se de um público que não teve acesso a escola no tempo devido ou mesmo não obteve as condições para a sua permanência na instituição. Em geral é um público que enfrenta muitas dificuldades para estudar. Essa realidade solicita que as escolas e os educadores estejam empenhados em estimular a aprendizagem da matemática para o público de jovens e adultos que compõem a EJA, pois são parte integrante e atuante da sociedade. Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender a colaboração da contextualização do ensino de matemática para a promoção da aprendizagem do estudante da EJA. Como objetivos específicos busca-se compreender a importância da modelagem matemática para a compreensão de situações problemas e investigar as metodologias trabalhadas na disciplina em sala de aula na Educação de Jovens e Adultos no contexto estudado. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, contendo estudo bibliográfico e de campo. A coleta de dados empíricos foi feita por meio de dois questionários, sendo um para o professor de matemática que leciona nas turmas da EJA do ensino médio e o outro para gestora da escola estadual investigada. As metodologias pesquisadas são muito importantes por aproximar a realidade ao que é estudado para que assim, os alunos possam desenvolver a capacidade de resolver situações-problemas reais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Ma. Lidiane Rodrigues Campêlo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Modelagem matemática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos (EJA) pt_BR
dc.title Ensino da matemática na EJA: desafios e opções metodológicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta