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“Espelho, espelho meu”, existe cabelo mais bonito que o meu: a autoformação identitária da criança negra na educação Infantil a partir da contação das histórias O Cabelo de Lelê e Chico Juba

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dc.contributor.author Silva, Maria da Paz Lucas da
dc.date.accessioned 2021-08-11T16:23:57Z
dc.date.available 2021-08-11T16:23:57Z
dc.date.issued 2021-06-30
dc.identifier.other CDD 372.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24231
dc.description SILVA, M. da P. L. da. “Espelho, espelho meu”, existe cabelo mais bonito que o meu: a autoformação identitária da criança negra na educação infantil a partir da contação das histórias O Cabelo de Lelê e Chico Juba. 2021. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. pt_BR
dc.description.abstract As questões que norteiam esse trabalho referem-se à reflexão sobre a importância da Literatura Infantil no processo de autoafirmação identidade na Educação Infantil, a qual influencia, de forma, significativamente a vida da criança negra. Também por acreditarmos que obras como: O cabelo de Lelê (2007), de Valéria Belém, com ilustrações de Adriana Mendonça e Chico Juba (2011), de Gustavo Gaivota, que tem como ilustrador Rubem Filho, presentes no corpus da pesquisa, podem servir como referências ao empoderamento das meninas e meninos negros, uma vez que abordam elementos da cultura de povos africanos e em diáspora e ainda porque representam de forma positiva a imagem de crianças com cabelos crespos. A pesquisa foi desenvolvida e teve sua aplicabilidade conduzida de forma remota em uma turma de Educação Infantil - Pré II, da Escola municipal ” ASAS” (nome fictício), no município de Cuitegi-PB. Na perspectiva do “empoderamento crespo”, o estudo concluiu que a escola pode e deve explorar os livros de Literatura Infantil, com personagens negros, para promover uma percepção positiva da identidade negra e ajudar as crianças negras a enfrentarem os conflitos vivenciados, cotidianamente, por devidos preconceitos associados a algumas características físicas e culturais da descendência africana, combatendo as estereotipias e o racismo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Felipe Pereira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Identidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Cabelo crespo pt_BR
dc.subject Criança negra pt_BR
dc.title “Espelho, espelho meu”, existe cabelo mais bonito que o meu: a autoformação identitária da criança negra na educação Infantil a partir da contação das histórias O Cabelo de Lelê e Chico Juba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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