Resumo:
Desde o princípio da atual pandemia que perdura em todo o mundo, o COVID-19,
ocorreu o fechamento das escolas e, em razão das aulas presenciais
temporariamente suspensas, a única forma de ensinamento viável se tornou por
intermédio das plataformas online. Todavia, aqui no Brasil a atual situação da
educação devido ao método de ensino adotado pelas escolas, o ensino remoto,
acabou não gerando os efeitos esperados na educação. Mesmo obtendo o alicerce
das diretrizes de ensino que foram criadas para auxiliar os docentes durante as aulas,
como as DCNs (2013), os PCNs (1998) e a BNCC (2018), o ensino remoto ainda se
mostrou um imenso desafio para os profissionais da educação. Desse modo, ao
realizar a pesquisa de cunho bibliográfico, o presente trabalho tem o intuito de retratar
as dificuldades encontradas no ensino da língua inglesa pelos docentes na
atualidade, tendo em vista a atual pandemia, ou seja, a falta da habitualidade do uso
da tecnologia para fins de ensino; a ausência de qualificação do professor para a
aplicação de abordagens e metodologias de ensino que sejam eficazes via online; a
imensa carência de recursos tecnológicos para os discentes obterem acesso às aulas
remotas, principalmente para os alunos de escolas públicas e como todos esses
fatores acarretam a evasão escolar.
Descrição:
SILVA, M. G. A. O impacto tecnológico ocasionado pelo Covid-19 em relação ao ensino remoto de língua inglesa: um reflexo social e econômico. 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.