Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as brincadeiras as quais fazem parte do
universo lúdico infantil, elas têm papel importante no desenvolvimento humano, uma vez que
promovem a interação e a socialização, além de favorecer a criança no estabelecimento das
relações sociais e estimular a construção de conhecimento para que possa se desenvolver
integralmente. Esta pesquisa apresenta como as brincadeiras afro-brasileiras na fase da
educação infantil, podem ser métodos que auxiliam no combate às práticas discriminatórias,
já que estas possibilitam à criança conhecimento sobre si e o outro. Bem como a atuação do/a
professor/a como mediador no processo de socialização e inclusão das crianças negras junto
às demais na sala de aula e nos momentos de recreação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de abordagem multirreferencial, e demonstra o valor educativo das brincadeiras afro brasileiras e africanas e como elas podem ser aliadas na construção da identidade das crianças
negras. Deste modo, a criança quando brinca desenvolve a criticidade, solidariedade e
compreensão de igualdade. Por isso, a necessidade de profissionais conhecerem a
importância e valorizar o ato de brincar e a ludicidade que o acompanha. Concluímos que a
brincadeira favorece ao/a professor/a infinitas possibilidades a prática pedagógica ao ser
utilizada como recurso no processo ensino-aprendizagem de qualquer conteúdo.
Descrição:
ALBUQUERQUE, M. S. da S. A brincadeira Como construtora da autoestima da criança negra. 2021. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Étnico Racial na Educação Infantil)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.