Resumo:
Este artigo sistematiza os resultados de nossa pesquisa sobre as relações de gênero na Educação Infantil do campo, tendo como principal objetivo a problematização dessas relações no espaço escolar. Nossa pesquisa se configura como qualitativa e de cunho participante. De acordo com Gil (2008) “[...] se caracteriza pelo envolvimento dos pesquisadores e dos pesquisados no processo de pesquisa” (p. 31). Nosso estudo foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Yayá Tavares, situada no espaço rural do município de São Sebastião de Lagoa de Roça - PB, no período de fevereiro a maio de 2019, com uma turma multisseriada de Educação Infantil, formada por vinte e duas crianças do Maternal ao Pré II. Como respaldo teórico, utilizaremos a contribuições de Ariès (1981), Sarmento e Pinto (1997) para debatermos infância; de Louro (2007) e Campos (2009) na discussão sobre Gênero, Leite (1999) e Pasuch (2012) no debate
sobre a Educação Infantil do campo. Esse estudo apontou a importância do debate sobre relações de gênero na Educação Infantil do campo e a construção de um espaço escolar mais justo e solidário.
Descrição:
ARAÚJO, D. K. P. Relações de gênero na educação infantil do campo: entre pluralidades e esquecimentos. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.