Resumo:
O presente estudo tem como objetivo verificar se as matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IESs) dos setores público e privado dos cursos de Educação Física nas regiões brasileiras contemplam ou não as competências exigidas no mercado de trabalho para a formação de gestores esportivos. Para tal, foi selecionada uma amostra que totaliza 583 IESs credenciadas pelo Ministério da Educação, sendo 488 privadas e 95 públicas. A análise das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física cadastradas no site do e-MEC foi realizada com base no modelo de levantamento estatístico de dados, obtido através de uma investigação documental. Desta forma, os resultados apresentados evidenciam que as IESs que possuem matrizes curriculares do curso de Educação Física com abrangência nas áreas de gestão e empreendedorismo estão mais aptas a oferecerem perspectivas de crescimento e vantagem competitiva aos futuros profissionais no mercado de trabalho.
Descrição:
ARAUJO, Jaime César de Souza. Análise das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física na formação de profissionais no perfil de gestores esportivos. 2020. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.