dc.description.abstract |
Considerando as diversas organizações sócio-históricas, políticas, econômicas e culturais e a
expansão dos estudos e pesquisas que as perfilam, a investigação proposta neste trabalho foi
selecionada desse extenso e complexo campo de aglomerações da atividade humana, mas
estritamente margeada à especificidade social campesina. Assim, estruturada numa abordagem
de natureza qualitativa e fundamentada nos conceitos e princípios etnomatemáticos, nossa
pesquisa limitou-se a responder o seguinte problema: quais os saberes matemáticos existentes
na produção artesanal do queijo de coalho? Para obter essa resposta, objetivamos investigar
as práticas matemáticas desenvolvidas e utilizadas por três produtores rurais do município de
Gado Bravo – PB na produção do referido queijo, procurando conhecer e compreender como
os praticantes dessa cultura, mesmo com pouca ou nenhuma escolaridade, usufruem da
matemática no exercício de sua profissão. Assim como, refletir sobre a importância desse
conhecimento e da Educação do Campo para valorização dos saberes e das vivências no
cotidiano desses produtores. Além disso, verificar a existência de elementos que possibilitem
construir representações e problematizações matemáticas. Para aproximarmos do objeto de
estudo particionamos a metodologia utilizada em três momentos: a princípio, focamos em
estudos científicos que prezam dinâmicas de aproximação e articulação dos saberes culturais
aos saberes acadêmicos, como também das manifestações e organizações fluentes ao universo
campesino. O segundo momento, dedicamos à exploração do campo de pesquisa com a
realização de entrevistas, registro de fotografias e anotações do campo visual e perceptivo, ao
passo que assistíamos o processo de confecção do produto. No último momento, alimentamos
nossa pesquisa com a análise dos dados obtidos na fase anterior à luz do referencial teórico. Os
resultados revelam que os produtores do queijo de coalho exercem suas atividades usufruindo
de uma diversidade de conhecimentos matemáticos que decorrem de duas modalidades
sistemáticas: as convencionais e as não-convencionais. Apesar da não intencionalidade, essa
pesquisa também revela os aspectos das transformações sociais e de causas naturais e
ambientais que colocam sob intensos desafios a existência dos produtores. Finalizamos
acreditando que este trabalho possui singelas contribuições ao processo de ensino e
aprendizagem da matemática, inclusive interdisciplinarmente e que abre uma gama de
possibilidades para investigações nessa e em outras áreas do conhecimento. |
pt_BR |