Resumo:
A pesquisa foi realizada em uma escola pública do município de Boqueirão, estado da
Paraíba, contou com a participação de 77 alunos matriculados nas turmas do 7º ao 9º ano
ensino fundamental II com faixa etária de 11 a 15 anos. Visando o melhor aproveitamento
dos conteúdos abordados na escola, como também conhecimentos prévios, sobre a
importância da água na manutenção da vida. Os alunos participantes responderam um
questionário enviado virtualmente, onde puderam expor suas práticas de uso e
conservação de água, apresentaram medidas racionais de economia e relatos informais
pertinentes ao tema. O objetivo desse trabalho é identificar o conhecimento prévio em
alunos do ensino fundamental sobre questões relativas ao uso da água no meio ambiente,
e assumir de forma consciente práticas sustentáveis e valores voltados à sua proteção e
conservação. Após análise do questionário notou-se que os alunos demonstraram uma
preocupação acerca da importância de preservação, porém é necessário implementar nas
escolas projetos educativos afim de, sensibilizar os alunos quanto aos riscos de
desequilíbrio ambiental e escassez hídrica. Contudo, à importância da água associado ao
uso no cotidiano, há a necessidade de ampliar a consciência dos estudantes sobre a
disponibilidade de água potável, práticas de racionamento, responsabilidade quanto à sua
proteção e conservação.
Descrição:
CAVALCANTI, Emerson Antonio. Educação ambiental: Um estudo sobre a preservação e conservação da
água no ensino fundamental. 2021. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.