UEPB - Repositório Digital

Contribuições dos materiais manipuláveis para a formação matemática do pedagogo

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Tayse Marques de lima
dc.date.accessioned 2021-09-23T17:44:11Z
dc.date.available 2021-09-23T17:44:11Z
dc.date.issued 2021-06-06
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24454
dc.description NASCIMENTO, Tayse Marques de Lima. Contribuições dos materiais manipuláveis para a formação matemática do pedagogo. 2021. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. pt_BR
dc.description.abstract De uma maneira geral há informações na literatura que afirma uma não afinidade do pedagogo com o ensino de Matemática. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral: refletir sobre as contribuições que os materiais manipuláveis podem proporcionar nas aulas de matemática e na formação de professores pedagogo, no ensino de geometria, através do uso do Tangram. A partir da pergunta diretriz: Que contribuições o uso do Tangram pode trazer para o ensino de matemática na formação de professores pedagogos especificamente na área da geometria? A fim de orientar o estudo, os objetivos específicos foram: propor minicurso para ser ministrado com estudantes de pedagogia em formação; divulgar a importância do lúdico como instrumento de construção de conceitos matemáticos; propor questões para realização de entrevista a fim de conhecer concepção de pedagogos sobre materiais manipuláveis. Os eixos teóricos utilizados para o embasamento do estudo foram a formação matemática dos pedagogos e a utilização de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de cunho bibliográfico e carácter descritivo foi proposto por meio de um curso remoto e uma entrevista com estudantes de pedagogia da UEPB. Por meio da observação e do estudo, constatamos que a manipulação de materiais manipuláveis tem contribuição importante para a aprendizagem, cabendo ao professor verificar qual o momento adequado de utilizá-lo no auxílio da aprendizagem do aluno. Como resultado, esperamos contribuir com a formação matemática do pedagogo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes Maciel pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tangram pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Formação matemática pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.title Contribuições dos materiais manipuláveis para a formação matemática do pedagogo pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta