Resumo:
“Supremacia Quântica” foi assim que o Google® anunciou em 2019 o processador quântico Sycamore, capaz de executar em 200 segundos uma tarefa específica que os melhores supercomputadores do mundo levariam 10 mil anos para concluir. O futuro é quântico, e como professores devemos estar preparados para isso, mas será que estamos? O presente trabalho busca responder a esta pergunta. Portanto, será demonstrado a importância histórica e técnica dos componentes curriculares das áreas de química quântica (Q.Q) e química quântica computacional (Q.Q.C), seguido de um levantamento de dados, sobre a presença ou ausência destes, nos currículos dos cursos de licenciatura em química do Brasil. O levantamento mostrou que dos 242 cursos de licenciatura em química ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e presenciais do Brasil, apenas 40 trazem em sua matriz curricular obrigatória componentes na área de Q.Q, e apenas 1 na área de química quântica computacional. A oferta destes mesmos componentes de forma eletiva é mais comum, o que demonstra desmerecer a base que a Q.Q traz para o entendimento das demais disciplinas. Espera-se ao final deste artigo poder responder a esta pergunta e trazer soluções para formar professores de química realmente capacitados para o futuro que já começou.
Descrição:
SOUZA. Hemilly Oliveira. Química Quântica e Química Quântica Computacional no currículo dos cursos de licenciatura em química do Brasil. 2021. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.