Resumo:
Frequentemente testemunhamos que os estudantes da educação básica apresentam uma grande aversão a física, pois os mesmos afirmam ser esta uma ciência de difícil compreensão e que não tem relação com o cotidiano dos mesmos, o que pode ser fruto de um ensino em que a matematização é muito valorizada, levando o estudante apenas a decorar equações e substituições das incógnitas pelos números. Por isso, objetivamos realizar uma atividade experimental utilizando de uma abordagem problematizadora para discutir conceitos referentes ao sistema solar nas aulas de física, de modo a estimular o caráter investigativo e criativo dos estudantes, por meio de atividade experimental realizada com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino no município de Campina Grande – PB. Observamos uma motivação e o interesse dos estudantes diante da atividade realizada; pois houve uma boa participação e envolvimento dos mesmos. A utilização da atividade experimental com uma abordagem problematizadora foi relevante, uma vez que a mesma proporcionou significados aos conceitos adquiridos facilitando a aprendizagem dos estudantes.
Descrição:
SILVA, José Rodolfo Neves da. O sistema solar reduzido: uma atividade experimental problematizadora.2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.