UEPB - Repositório Digital

Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Medeiros, Maria da Vitória Araújo
dc.date.accessioned 2021-09-28T17:35:05Z
dc.date.available 2021-09-28T17:35:05Z
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.issn CDD 372.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24474
dc.description MEDEIROS, Maria da Vitória Araújo. Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: Um estudo de caso. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Com a suspensão das aulas presenciais e a sua aplicação em ambientais virtuais, a devido à pandemia da COVID-19, os docentes precisaram reinventar a forma de lecionar e os discentes se adequar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo ensino/aprendizagem incorporou dúvidas e desafios novos que precisam ser identificados e discutidos à luz da nova conjuntura. Essa pesquisa objetivou identificar como se processa o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão. A metodologia utilizada para a geração do corpus procedeu da aplicação e investigação de um questionário respondido por alunos em formação de oito cursos de graduação que estudam na Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande. A análise dos dados permitiu concluir, primeiramente, que o ensino remoto retoma práticas realizadas presencialmente, sejam nos procedimentos, sejam nas propostas de atividades. E, depois, que o ensino remoto é um desafio tanto para os alunos que estão ingressando na universidade quanto para os estudantes concluintes. Todos os alunos sentem mais dificuldades em processar os conhecimentos e efetivar as atividades propostas; no entanto, demonstram interesse em participar, mesmo diante das dificuldades com vistas a um bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, recorrem a momentos autoformativos em ambientes virtuais com o propósito de preencher lacunas abertas durante as aulas. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Dra. Verônica Evangelista de Lima Emerich pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Ambiente virtual pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta