dc.contributor.author |
Medeiros, Maria da Vitória Araújo |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-28T17:35:05Z |
|
dc.date.available |
2021-09-28T17:35:05Z |
|
dc.date.issued |
2020-12-02 |
|
dc.identifier.issn |
CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24474 |
|
dc.description |
MEDEIROS, Maria da Vitória Araújo. Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: Um estudo de caso. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a suspensão das aulas presenciais e a sua aplicação em ambientais virtuais, a devido à pandemia da COVID-19, os docentes precisaram reinventar a forma de lecionar e os discentes se adequar a uma nova forma de aprender. Assim, o processo ensino/aprendizagem incorporou dúvidas e desafios novos que precisam ser identificados e discutidos à luz da nova conjuntura. Essa pesquisa objetivou identificar como se processa o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais. A base teórica sustenta-se em diversos autores que fundamentam a discussão. A metodologia utilizada para a geração do corpus procedeu da aplicação e investigação de um questionário respondido por alunos em formação de oito cursos de graduação que estudam na Universidade Estadual da Paraíba, campus de Campina Grande. A análise dos dados permitiu concluir, primeiramente, que o ensino remoto retoma práticas realizadas presencialmente, sejam nos procedimentos, sejam nas propostas de atividades. E, depois, que o ensino remoto é um desafio tanto para os alunos que estão ingressando na universidade quanto para os estudantes concluintes. Todos os alunos sentem mais dificuldades em processar os conhecimentos e efetivar as atividades propostas; no entanto, demonstram interesse em participar, mesmo diante das dificuldades com vistas a um bom desempenho no processo de ensino e aprendizagem. Para isso, recorrem a momentos autoformativos em ambientes virtuais com o propósito de preencher lacunas abertas durante as aulas. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Profa. Dra. Verônica Evangelista de Lima Emerich |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
Desafios e percepções de estudantes universitários no contexto da pandemia de Covid- 19: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |