Resumo:
O presente trabalho de pesquisa investigou o ensino e aprendizagem da
Matemática através de jogos como proposta metodológica. Desenvolvemos por
meios de jogos um ensino diferenciado com o intuito de superar as dificuldades
dos 91 alunos relacionadas às quatro operações fundamentais com números
naturais, e estimular o raciocínio lógico-matemático, em especial alunos
autistas das turmas de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no turno da tarde
da EMEIF Major José Barbosa Monteiro, localizada no município de Ingá,
Paraíba. A partir da utilização dos jogos confeccionados, foi trabalhada a
reciclagem de material que seriam descartados no meio ambiente. Além de
desenvolver práticas de um ensino diferenciado e inclusivo, incentivamos a
redução da desigualdade social. Em nossos resultados podemos afirmar que
os alunos venceram as dificuldades, envolvendo o raciocínio lógicomatemático, senso crítico e suas dificuldades relacionadas às quatro
operações matemáticas. Além da capacidade de decisão, argumentação, os
alunos passaram a praticar o altruísmo, pois todos eles respeitaram a
expressão de opinião dos colegas participantes da pesquisa.
Descrição:
BARBOSA, Philipe Hugo Bezerra. Matemática lúdica: ensino e aprendizagem por meio de jogos. 2020. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.