Resumo:
Nosso trabalho visou abordar as contribuições do uso do SuperLogo 3.0 no processo de compreensão da Geometria Plana com alunos do Ensino Médio. Para tal, realizamos uma pesquisa de caráter qualitativo com três alunos de uma escola pública de modo remoto, devido à covid-19. Discutimos inicialmente em nosso trabalho questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem da Geometria e o uso das tecnologias na Educação Matemática. Ainda, com base na proposta construcionista de Papert, apresentamos o programa SuperLogo 3.0. Nos onze encontros realizados via Google Meet com os alunos participantes comtemplamos revisão da Geometria Plana, apresentação do SuperLogo 3.0 e das atividades matemáticas a serem realizadas com o programa. Ao final, enviamos aos alunos participantes um questionário. Além do questionário como instrumento de coleta dos dados, utilizamos notas de campo, tendo como pergunta norteadora Como o programa Superlogo 3.0 pode contribuir para a compreensão da Geometria Plana a alunos do Ensino Médio?. A partir da análise de nossos resultados, categorizada em aspectos matemáticos e tecnológicos, pudemos concluir que todos os alunos conseguiram descrever suas ideias matemáticas por meio da linguagem Logo sem maiores dificuldades. Conseguiram, a partir da execução dessas ideias no ambiente, refletir sobre elas e depurar seus códigos em busca das soluções matemáticas corretas. Também puderam usar seus erros como forma de buscar aprimoramento de suas ideias e conseguir uma aprendizagem matemática mais efetiva.
Descrição:
RIBEIRO, Luanna Barbara Apolinario. O uso do SuperLogo 3.0 para compreensão da Geometria Plana com alunos do Ensino Médio. 2020. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.