Resumo:
Este trabalho trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo e uma abordagem qualitativa, que teve como objetivo relatar as experiências vivenciadas no projeto de extensão: Dança e natação inclusiva para usuários do CAPS “Por que não eu?”, todas as aulas do projeto aconteceram nas dependências da Universidade Estadual da Paraíba, onde estavam presentes sete adolescentes com atraso de desenvolvimento, sendo todos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de onde foram retirados todos os dados para a apresentação do trabalho. Os adolescentes foram encaminhados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Campina Grande-PB para a UEPB através de uma parceria com o Departamento de Educação Física (DEF) da referida universidade. Os aspectos metodológicos utilizados durante as aulas foi o ensino global para a adaptação dos adolescentes tanto na sala de dança quanto na piscina para assim serem inseridos a essência do método de Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e a essência do método de Tratamento e Educação para Crianças Autistas e Crianças (TEACCH) com Déficit Relacionado a Comunicação, assim promovendo o desenvolvimento psicossocial como equilíbrio, tonicidade muscular, socialização, independência nas necessidades fisiológicas entre vários outros benefícios.
Descrição:
LIMA, Gláucio Oliveira de. Transformando vidas de adolescentes com atraso de desenvolvimento com auxílio da Psicomotriciade e a Educação Física no projeto de extensão da UEPB "Por que não eu?". 2020. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.