Resumo:
O presente trabalho, tem como objetivo conhecer a realidade da formação docente e das práticas educativas dos/das docentes, em relação a temática afro-brasileira. Dentro disso, o presente estudo fundamentando-se na lei 10.639/2003, e em teóricos como GOMES (2012) e (2017), BRAGA (2018), RIBEIRO (2019), FREIRE (1987), BARROS (2016) entre outros
autores. O modelo de pesquisa utilizado foi de caráter qualitativo, sendo que através de diversas ferramentas utilizamos a entrevista, em nossa metodologia, para isso contamos com a participação de 4 docentes, no qual buscamos conhecer a sua realidade docente, diante todas as dificuldades disponibilizado pelo sistema de ensino e os órgãos responsável por seu desenvolvimento. A temática Étnico-Racial, possui diversos debates no campo da educação, onde busca resgatar a cultura e reparar danos ao grupo. Através da pesquisa, conseguimos observar como está sendo desenvolvido suas práticas mediante a Lei 10.639/03.
Descrição:
SILVA, J. D. da. As práticas educativas e a identidade da criança negra na sala de aula : um estudo de caso na rede pública municipal da cidade de Cuitegi-PB. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.