Resumo:
Nos últimos anos tem crescido no Brasil o número de pessoas obesas, o que tem se tornado um problema de saúde pública, pelo fato da obesidade estar aliada a outras patologias. A prática de atividade física regular pode trazer benefícios à saúde e está relacionada com a prevenção e tratamento de várias doenças, incluindo a obesidade. O presente estudo teve como objetivo central avaliar os níveis de atividade física em pessoas que fazem uso do suplemento HERBALIFE
®
como meio de favorecer o emagrecimento. O estudo foi caracterizado descritivo de caráter exploratório, a amostra foi constituída por 45 sujeitos. O nível de atividade física foi avaliado através do questionário IPAQ, versão curta mais entrevista com questões de caráter sócio-demográfico e sobre o uso do referido suplemento. Foi verificado que os usuários do suplemento Herbalife são predominantemente mulheres com nível socioeconômico elevado, ativos fisicamente em sua maioria, a maior parte acredita que o consumo e a prática de atividade física se complementam e utilizam o suplemento a fim de ter uma vida saudável, sendo a maioria incentivado por amigo e consomem de 5 a 7 dias semanais. Alguns efeitos foram percebidos após o uso como tonturas, hiperatividade e dependência do produto. Conclui-se que dietas são um bom caminho para perda de peso, mas se adotadas de forma esporádica e sem orientação profissional representam um risco à saúde, sendo necessário que as pessoas compreendam a importância de um estilo de vida saudável, através da reeducação alimentar e atividade física.
Descrição:
ARAÚJO, S. M. de L. Níveis de atividade física de usuários do suplemento alimentar Herbalife®. 2010. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.