Resumo:
Objetivou identificar na literatura as ações educativas utilizadas na promoção à
saúde do homem na atenção primária à saúde. Trata-se de uma revisão integrativa
de literatura, um método de revisão abrangente que permite incluir estudos com
diferentes abordagens metodológicas. Foram realizadas buscas nas bases de dados
LILACS, PUBMED, MEDLINE, SCOPUS, SCIELO, BDENF e IBECS. A busca
resultou na seleção de cinco artigos que seguiram para análise do seu conteúdo na
íntegra por dois revisores de forma independente. Verificou-se que as ações de
educação realizadas com a população masculina estão voltadas na sua maioria para
o aspecto da sexualidade, não contemplando por vezes a integralidade da saúde do
homem, além de haver uma concentração de atividades voltadas para outras
populações, e poucas ações com foco na integralidade da saúde da população
masculina. Viu-se ainda que para a realização das ações são lançadas mão de
estratégias, dentre as quais se destaca a busca ativa do sujeito para participação
das ações por parte dos agentes comunitários de saúde, e que o horário de
funcionamento, a concentração das ações em outros sujeitos de cuidado que não os
homens, e a falta de adesão dos usuários constituem-se como alguns dos desafios
para implementação das ações de educação em saúde. Conclui-se que ainda há a
necessidade de olhar para saúde do homem de forma integral abordando temas
diversos, sobretudo considerando os indicadores de saúde dessa população
apontados na própria política de saúde do homem.
Descrição:
TOMÁZ, A. P. da S. Ações educativas para a promoção da saúde do homem na atenção primária: Revisão integrativa. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.