Resumo:
Ao longo dos anos a educação brasileira vem sofrendo mudanças na tentativa de acompanhar
as sucessivas alterações sociais, econômicas e políticas que a sociedade vem percorrendo. A
presente pesquisa se refere à implementação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI)
executado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2016. O trabalho foi realizado em
uma ECI no município de Campina Grande que há três anos vivencia o Programa.
Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de caráter quantitativo e qualitativo, na qual
participaram 17 docentes voluntários, por meio da aplicação de questionários com a finalidade
de obter informações a respeito da vivencia dessa realidade para descrever as contribuições e
implicações do trabalho docente levando em consideração sua estrutura física e gestão
pedagógica. Os dados foram tabulados, sendo os quantitativos expressos em percentual, e
dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar
consistência à discussão de dados. A análise dos dados por meio das respostas dos professores
permitiu concluir que o modelo traz resultados positivos, os docentes afirmam que há muitas
melhorias no ensino, como a utilização metodologias diversificadas, aulas mais dinâmicas,
além de uma maior interação entre aluno e professor. Entretanto, a falta de investimentos,
carga horaria excessiva, escassez de materiais e precariedade de estrutura física para o
desenvolvimento das atividades que são exigidas pelo programa são fatores limitantes para
adequação do programa ao seu objetivo. Desse modo, se faz necessário melhores condições
de trabalho e valorização do trabalho docente, bem como a melhoria da infraestrutura, o que
depende de um maior investimento financeiro na educação integral.
Descrição:
ALBUQUERQUE, C. C. A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.