UEPB - Repositório Digital

A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Albuquerque, Camila Cavalcante
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:18:46Z
dc.date.available 2021-09-30T15:18:46Z
dc.date.issued 2020-03-05
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24534
dc.description ALBUQUERQUE, C. C. A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. pt_BR
dc.description.abstract Ao longo dos anos a educação brasileira vem sofrendo mudanças na tentativa de acompanhar as sucessivas alterações sociais, econômicas e políticas que a sociedade vem percorrendo. A presente pesquisa se refere à implementação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI) executado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2016. O trabalho foi realizado em uma ECI no município de Campina Grande que há três anos vivencia o Programa. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de caráter quantitativo e qualitativo, na qual participaram 17 docentes voluntários, por meio da aplicação de questionários com a finalidade de obter informações a respeito da vivencia dessa realidade para descrever as contribuições e implicações do trabalho docente levando em consideração sua estrutura física e gestão pedagógica. Os dados foram tabulados, sendo os quantitativos expressos em percentual, e dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar consistência à discussão de dados. A análise dos dados por meio das respostas dos professores permitiu concluir que o modelo traz resultados positivos, os docentes afirmam que há muitas melhorias no ensino, como a utilização metodologias diversificadas, aulas mais dinâmicas, além de uma maior interação entre aluno e professor. Entretanto, a falta de investimentos, carga horaria excessiva, escassez de materiais e precariedade de estrutura física para o desenvolvimento das atividades que são exigidas pelo programa são fatores limitantes para adequação do programa ao seu objetivo. Desse modo, se faz necessário melhores condições de trabalho e valorização do trabalho docente, bem como a melhoria da infraestrutura, o que depende de um maior investimento financeiro na educação integral. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Esp. Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta