Resumo:
Nosso trabalho de pesquisa tem como objetivo discutir a possibilidade e desafios sobre as
dificuldades apresentadas no ensino aprendizagem das quatro operações matemáticas,
utilizando o recurso didático Material Dourado para construção dos conceitos dessas
operações. O trabalho desenvolvido é de caráter qualitativo, utilizou-se observação
participante, notas de campo, questionário aplicado ao professor e atividades envolvendo as
quatro operações aplicadas aos alunos de uma turma de 6° ano da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Damião Zelo de Gouveia, localizada na cidade de São Vicente do Seridó no
estado da Paraíba. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Quais as dificuldades
de aprendizagem das operações básicas da matemática? Como o Material Dourado pode vir a
auxiliar na aprendizagem das operações básicas da matemática? Está o professor de
Matemática preparado a utilizar materiais didáticos em sala de aula? A partir de nossos
resultados, podemos afirmar que o uso do Material Dourado é um recurso metodológico
importante para o ensino das quatro operações matemáticas, estimulando no aluno o
desenvolvimento do raciocínio lógico, interesse e gosto pela Matemática. Esperamos que
outros professores venham a utilizar o Material Dourado como facilitador dos processos de
ensino e aprendizagem da Matemática.
Descrição:
SILVA, M. I. G. da. Utilização do material dourado nas quatro operações matemáticas por alunos de uma escola pública de São Vicente do Seridó no Estado da Paraíba. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.