Resumo:
A disciplina Matemática é considerada difícil para os alunos, principalmente pelo fato de
ser abstrata. Por esse motivo, é de fundamental importância que o trabalho com a
matemática possibilite ao aluno a percepção de que é capaz de resolver problemas e de
raciocinar, como ele o faz no seu dia-a-dia. O processo de ensino e aprendizagem da
matemática deve despertar o espírito da investigação e situações desafiadoras, a
capacidade de pensar, refletir sobre a realidade vivida, utilizando-a em suas ações como
ferramenta, a partir de um conhecimento construído em interações e das necessidades
surgidas no seu dia a dia e não através de um ensino mecanizado e de memorização.
Sendo assim, o professor deve fazer uso de recursos didáticos que o ajudem nesse
processo, tais como os jogos. Estes, além de divertir, também promove a aquisição de
conhecimento. O professor tem um papel muito importante como mediador e orientador
dessas interações. O conteúdo desse trabalho vem discorrer sobre a criação e uso de
um jogo no ensino da matemática e tem como objetivo refletir sobre a eficácia do uso de
um jogo matemático, criado com a finalidade de facilitar a aprendizagem das operações
no Sistema Decimal. O jogo denominado de roleta mágica foi aplicado em uma turma de
6º ano, no Município de Alagoa Grande, PB. Como resultado, obteve-se uma
participação dos alunos bastante motivada, os quais demonstraram interesse em
aprender através do uso do referido jogo.
.
Descrição:
VITORINO, P. K. da S. O ensino de operações no sistema decimal através do uso de jogo matemático. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.