Resumo:
Aprender Química é algo considerado difícil diante da vasta linha de conhecimentos
que a mesma abrange. Pensando nisso, foi elaborada uma proposta de intervenção
didática, com o objetivo de ensinar do conteúdo de ácido e bases a partir da
experimentação alternativa e o tema gerador frutas e verduras. Buscando fixar o
interesse dos estudantes pela disciplina e através da experimentação realizada em
sala de aula ambiente, dentro de uma visão na qual verifica se a proposta de
intervenção construiu a aprendizagem e a compreensão dos fenômenos e conceitos
trabalhados nas discussões realizadas em sala, durante os cinco momentos
realizados. Visando como público alvo alunos da 9ª série de uma escola pública,
abordando de forma contextualizada ao longo de todo o desenvolvimento
metodológico, levando em consideração o conhecimento prévio que os alunos
tinham e juntos estavam construindo significativamente esse conhecimento, dentro
de uma perspectiva social. Nessa perspectiva, iniciou-se uma roda de discussão
sobre alimentação saudável, e o conteúdo foi abordado a partir de uma perspectiva
investigativa sobre as características apresentadas por cada alimento incluído na
proposta. Realizando uma aula prática experimental com soluções diluídas, como
por exemplo o ácido sulfúrico, apresentando as propriedades e utilidades no
cotidiano de cada uma das soluções, como também apresentar formas alternativas
de substituir essas soluções por sucos, por exemplo, para realização do mesmo em
sala de aula ambiente caso a escola não possua laboratório. Para se obter
resultados significativos a partir da aplicação de questionários referente a avaliação
de conteúdo, diante do que foi desenvolvido em sala de aula e também da avaliação
da proposta de ensino, verificando se os alunos possuíam um índice de
autoaprendizagem antes do conteúdo abordado na sala de aula, com o auxílio de
experimentação alternativa. Em que, garantiu que eles também trabalhassem sua
formação social, além de garantir uma alimentação saudável. Destacando que os
alunos obtiveram uma melhor visão da disciplina em que foram apresentados, bem
como auxiliou na formação de pensadores sobre a discussão de assuntos
relacionados ao seu dia a dia.
Descrição:
BORBA, J. F. da S. Química Fácil: Relato de uma experiência com aluno do nono ano utilizando experimentação alternativa. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.