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A educação ao longo dos anos foi composta por períodos ora de avanços e ora de
retrocessos. A história da educação Inclusiva não foi diferente. Nesse contexto, a
inserção de recursos da Comunicação Suplementar e Alternativa pode colaborar de
forma significativa com o desenvolvimento do educando com necessidade
comunicativa, colaborando desta forma para o processo de ensino e aprendizagem
de educandos com deficiência nas necessidades comunicativas em diferentes
atividades. A comunicação Suplementar e Alternativa é um sistema que faz uso de
uma série de conjuntos de símbolos, gráficos, letras, figuras, permitindo, desta
forma, a comunicação de pessoas sem a linguagem oral, ou dificuldades na fala,
escrita funcional e interpretação. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo
investigar a importância da Comunicação Suplementar Alternativa na educação
especial; bem como no ensino de funções oxigenadas na educação básica. A
metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida em
etapas na qual foi realizado primeiramente um levantamento teórico sobre a história
da educação inclusiva, em seguida foi levantado um aporte teórico sobre
comunicação suplementar e alternativa bem como prancha de comunicação, em
seguida foi realizada a seleção das imagens e símbolos que mais se encaixavam
com o conteúdo de funções orgânicas. A fim de obter os resultados, a proposta de
intervenção didática foi aplicada com alunos nos últimos períodos do curso de
Licenciatura em Química que estão participando do Programa Residência
Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o uso de questionário
com a finalidade de coletar dados para verificar a eficácia da proposta de
intervenção didática. Os resultados indicaram que poucos alunos conhecem o
recurso didático da Prancha de Comunicação, e que a utilização deste recurso é
uma boa ferramenta de ensino nas aulas de Química. Os alunos demostraram ainda
que esta metodologia seja eficaz e pode ser utilizada em salas de aulas mistas e de
baixo custo e sinalizaram que usaria em seu fazer docente como professores. Um
ponto negativo apontado pelos alunos é a dificuldade de confecção das pranchas
por requerer tempo na escolha das figuras e simbologias utilizadas. Portanto, fica
claro através da pesquisa realizada a importância do desenvolvimento de meios
alternativos educacionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando que a Prancha de
Comunicação apresenta um alto potencial a ser utilizado no Ensino de Química. |
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