UEPB - Repositório Digital

O lúdico no processo de ensino de ginástica na educação infantil: Um horizonte de sentido para a atuação do professor de Educação Física

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Elaine Caroline Lopes de
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:28:13Z
dc.date.available 2021-09-30T15:28:13Z
dc.date.issued 2019-06-27
dc.identifier.other CDD 796.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24575
dc.description ARAÚJO, E. C. L. de. O lúdico no processo de ensino de ginástica na educação infantil: Um horizonte de sentido para a atuação do professor de Educação Física. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A Educação Infantil caracteriza-se como sendo a primeira etapa de ensino da educação básica, tendo como alicerce duas concepções: o educar e o cuidar, compreendendo que o cuidado é algo indissociável do processo educativo neste âmbito das creches e pré-escolas. Dessa forma o trabalho busca: Descrever e refletir sobre a experiência de ensino, no estágio supervisionado IV, onde o lúdico fundamenta o trato pedagógico da ginástica nas aulas de educação física com crianças pré-escolares, na faixa etária de 3 a 4 anos de idade, bem como: Apontar aspectos pedagógicos que reflitam o ensino da ginástica em pré-escolares, destacando o ato do brincar na construção e desenvolvimento da criança a partir da exploração da imaginação infantil e da fantasia como desencadeadores do processo de ensino. Foram propostas e realizadas atividades como subir, descer, pular, maior, menor, curto, cumprido, identificar as cores, uso de barbantes, tintas para pintar os rostos em memória ao palhaço, abrir e fechar com o intuito de desenvolver a orientação espacial. Também é importante permitir que a criança fique livre e no comando da brincadeira, percebendo a segurança e oportunidade para criar, descobrir, inventar e produzir. Os alunos puderam participar das aulas com autonomia na experimentação de diferentes atividades e expressando as mais diferentes sensações. Com isso, a vivência do estágio traz a reflexão no tocante à atuação do professor de educação física na educação infantil. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Elaine Melo de Brito Costa Lemos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ginástica pt_BR
dc.subject Formação de professor pt_BR
dc.title O lúdico no processo de ensino de ginástica na educação infantil: Um horizonte de sentido para a atuação do professor de Educação Física pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta