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A Educação Infantil caracteriza-se como sendo a primeira etapa de ensino da
educação básica, tendo como alicerce duas concepções: o educar e o cuidar,
compreendendo que o cuidado é algo indissociável do processo educativo neste
âmbito das creches e pré-escolas. Dessa forma o trabalho busca: Descrever e
refletir sobre a experiência de ensino, no estágio supervisionado IV, onde o lúdico
fundamenta o trato pedagógico da ginástica nas aulas de educação física com
crianças pré-escolares, na faixa etária de 3 a 4 anos de idade, bem como: Apontar
aspectos pedagógicos que reflitam o ensino da ginástica em pré-escolares,
destacando o ato do brincar na construção e desenvolvimento da criança a partir da
exploração da imaginação infantil e da fantasia como desencadeadores do processo
de ensino. Foram propostas e realizadas atividades como subir, descer, pular, maior,
menor, curto, cumprido, identificar as cores, uso de barbantes, tintas para pintar os
rostos em memória ao palhaço, abrir e fechar com o intuito de desenvolver a
orientação espacial. Também é importante permitir que a criança fique livre e no
comando da brincadeira, percebendo a segurança e oportunidade para criar,
descobrir, inventar e produzir. Os alunos puderam participar das aulas com
autonomia na experimentação de diferentes atividades e expressando as mais
diferentes sensações. Com isso, a vivência do estágio traz a reflexão no tocante à
atuação do professor de educação física na educação infantil. |
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