Resumo:
Esse artigo tem como objetivo analisar os limites e perspectivas na utilização das
metodologias ativas no ensino superior em enfermagem na perspectiva de discentes
e docentes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem
qualitativa. Como critérios de inclusão para a seleção dos artigos, temos:
publicações dos últimos cinco anos (2014-2019); texto completo gratuito disponível;
artigos publicados nos idiomas: português, inglês e espanhol; e estarem disponíveis,
na íntegra, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Eletronic
Library Online (SCIELO). Os critérios de exclusão adotados para o estudo foram
artigos de revisão sobre a temática, literatura cinzenta e artigos que estavam
repetidos ou duplicados nas bases de dados. Com a utilização da expressão de
busca foram localizados 9.352 artigos nas bases de dados selecionadas, sendo 376
na SCIELO, 7.923 na BVS e 1.099 na LILACS. Após leitura dos títulos foram
selecionados 34 artigos, em seguida, com a leitura detalhada 25 artigos foram
excluídos por não atenderem ao objetivo desta revisão. Destes, quatro foram
excluídos por estarem repetidos nas bases de dados. A amostra final do presente
estudo foi composta por 9 artigos. Os resultados foram organizados em duas
categorias: Dificuldades enfrentadas pela utilização de Metodologias Ativas sob a
ótica de discentes e docentes; Perspectivas da implementação das Metodologias
Ativas. Conclui-se que o ensino da enfermagem deve acompanhar o fluxo de
transformações inserindo as metodologias ativas pouco a pouco no contexto
acadêmico, o que torna possível uma formação muito mais completa, possibilitando
que discentes e docentes ressignifiquem as suas práticas nos cenários de ensino-aprendizagem.
Descrição:
BATISTA, R. E. B. Limites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativa. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.