UEPB - Repositório Digital

Limites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Batista, Raiany Evelyn Bezerra
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:37:59Z
dc.date.available 2021-09-30T15:37:59Z
dc.date.issued 2019-11-29
dc.identifier.other CDD 610.73
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24613
dc.description BATISTA, R. E. B. Limites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativa. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Esse artigo tem como objetivo analisar os limites e perspectivas na utilização das metodologias ativas no ensino superior em enfermagem na perspectiva de discentes e docentes. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com uma abordagem qualitativa. Como critérios de inclusão para a seleção dos artigos, temos: publicações dos últimos cinco anos (2014-2019); texto completo gratuito disponível; artigos publicados nos idiomas: português, inglês e espanhol; e estarem disponíveis, na íntegra, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e na Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Os critérios de exclusão adotados para o estudo foram artigos de revisão sobre a temática, literatura cinzenta e artigos que estavam repetidos ou duplicados nas bases de dados. Com a utilização da expressão de busca foram localizados 9.352 artigos nas bases de dados selecionadas, sendo 376 na SCIELO, 7.923 na BVS e 1.099 na LILACS. Após leitura dos títulos foram selecionados 34 artigos, em seguida, com a leitura detalhada 25 artigos foram excluídos por não atenderem ao objetivo desta revisão. Destes, quatro foram excluídos por estarem repetidos nas bases de dados. A amostra final do presente estudo foi composta por 9 artigos. Os resultados foram organizados em duas categorias: Dificuldades enfrentadas pela utilização de Metodologias Ativas sob a ótica de discentes e docentes; Perspectivas da implementação das Metodologias Ativas. Conclui-se que o ensino da enfermagem deve acompanhar o fluxo de transformações inserindo as metodologias ativas pouco a pouco no contexto acadêmico, o que torna possível uma formação muito mais completa, possibilitando que discentes e docentes ressignifiquem as suas práticas nos cenários de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cláudia Santos Martiniano Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.title Limites e perspectivas de discentes e docentes na utilização de metodologias ativas no ensino da Enfermagem: Revisão integrativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta