Resumo:
O lúdico é um método muito utilizado para dinamizar o ensino, ajudando na
abordagem dos assuntos em sala de aula. Os jogos de cartas aqui apresentado,
intitulados “DominóLab” e “Memória no Laboratório”, visam aproximar de forma
lúdica, o aluno a um laboratório de química que não é tão comum na realidade
escolar de muitos. Eles são de baixo custo, fácil confecção e fácil aplicação. Assim,
o presente estudo objetivou a aplicação e avaliação de dois jogos de cartas frente
aos alunos do nono ano do ensino fundamental do Colégio Municipal Monsenhor
Stanislaw, município de Olivedos, Paraíba. A proposta de pesquisa faz parte de uma
dimensão qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados foram questionários que
versaram sobre vidrarias e utensílios de laboratório, no intuito de avaliar a
aprendizagem dos alunos envolvidos nesta pesquisa. Os resultados mostraram que
inicialmente os alunos não conseguiam reconhecer, definir, ou classificar alguns
materiais básicos de laboratório, logo após o jogo, os alunos mostraram-se capazes
de reconhecer e até escrever seus respectivos nomes com maestria. Mostrando
assim a eficácia dos jogos de cartas utilizados.
Descrição:
SOUZA, R. M. S. de. Avaliação da aprendizagem do conteúdo materiais básicos de laboratório a partir da atividade lúdica no nono ano. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.