Resumo:
A rapidez do acesso a novas informações no âmbito social vem crescendo em escala global, e
que chegam a sala de aula, pois estamos na era dos nativos digitais, a informação chega em
escala desordenada e são os professores quem tem as competências de organizar e mediar
conforme as orientação curriculares. Nesse contexto, os professores devem cada vez mais se
preparar e buscarem recursos tecnológicos que possam abrir o seu leque de conhecimento,
consequentemente novas metodologias e ferramentas que facilitaram o processo de ensino e
aprendizagem dos conceitos científicos. Nesse contexto, está inserido o ensino de Química,
que é uma ciência desafiadora e que requer planejamento sistemático no processo de
mediação do conhecimento e os temas geradores podem contribuir com esse processo, já que
possibilita a visualização de situações que estão presentes no cotidiano do aluno. Os sujeitos
da pesquisa foram 20 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da
cidade São Sebastião de Lagoa de Roça – PB. A metodologia da pesquisa foi um estudo de
caso que se correlaciona com o método qualitativo, buscando assim analisar o individuo.
Foram abordados em 5 momento buscando aplicar os conceitos químicos e científicos
vinculado com sua concepções previas despertando assim no aluno o senso critico em meio ao
tema gerador proposto. Os instrumentos de coleta de dados foram a aplicação de questionários
com objetivo de levantar as concepções prévias dos discentes, avaliando também a
metodologia da pesquisa aplicada, juntamente com questões na perspectiva do ENEM para
avaliar a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa. Os dados obtidos foram
sistematizados em gráficos e tabelas, discutidos e interpretados à luz do referencial teórico da
área. Os resultados apontam que a proposta com a utilização dos temas geradores e o usa da
TIC foi bem aceita pelos sujeitos da pesquisa, mostrando que esses recursos motivou a relação
entre professor e aluno e favoreceu o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos
científicos trabalhados durante o desenvolvimento das atividades didáticas trabalhadas na
pesquisa.
Descrição:
ATAÍDE, L. E. N. Ensino de funções orgânicas na educação básica com o auxílio do tema gerador anabolizante. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.