Resumo:
A presente pesquisa teve como o objetivo identificar e analisar as dificuldades que os alunos
do 9°ano (regular) do ensino fundamental apresentam diante de uma atividade de resolução de
problemas envolvendo formas de contagem e proporcionalidade. Para a realização da
pesquisa, aplicamos um questionário para os alunos, além de três atividades com problemas
matemáticos para uma turma do 9°ano numa escola pública, localizada na cidade de Areia PB. A metodologia utilizada foi composta por dois momentos: primeiramente, a aplicação de
dois questionários, um com o professor e outro para os alunos; o segundo momento foi
proposto três atividades de resolução de problemas com conteúdos de pouca dificuldade para
serem resolvidas, além de formas de contagens de bananas e regra de três, e problemas de
raciocínio lógico. Os resultados apontam que os alunos têm a percepção de como se resolve
cada problema, e que buscam estratégias diferentes para serem resolvidas, mas que
apresentam dificuldades nas operações básicas. Buscar novas maneiras para se trabalhar com
resolução de problemas, usar a criatividade, inovar no ensino pode ser uma alternativa de uma
melhor aprendizagem.
Descrição:
SANTOS, W. G. da S. A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.