Resumo:
O presente trabalho propõe uma ideia de ludicidade no ensino de química no que diz respeito
ao estudo de estrutura atômica, com uma abordagem acessível através das Histórias em
Quadrinhos (HQ) para melhorar a dinâmica das aulas. Embasado em diversos autores que
abordam a ludicidade como forma de conhecimento, extraindo assim um modelo de aula
dinâmica e que assuma o seu papel especifico que é de passar conhecimento ao educando. O
objetivo principal deste trabalho é o de apresentar uma nova possibilidade para sala de aula,
possibilitando o educador e o educando trabalhar a química além das expectativas do livro
didático, e utilizando os PCNS que colaboram com a ideia do ensino lúdico para enriquecer a
sala de aula e melhorando a qualidade do conhecimento. Trata-se de uma análise exploratória
de estudo de caso de natureza qualitativa, realizado com uma turma do 1º Ano do Ensino
Médio de uma instituição de ensino privado localizada na cidade de Belém/PB. Os dados da
pesquisa revelam a aceitação da proposta, e estes foram sistematizados através de
questionários. Com base nos resultados foi possível observar a eficiência do uso dessa
ferramenta no processo de ensino e aprendizagem de química.
Descrição:
SILVA, O. S. da. Química em quadrinhos: Uma idéia lúdica para ensino da estrutura atômica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.