Resumo:
Ensinar matemática não é uma atividade fácil, tampouco aprendê-la. Provavelmente, uma das
maiores dificuldades que um aluno enfrenta para aprender esta disciplina esteja relacionada à
prática pedagógica, isto é, ao ensino tradicional que acaba impondo barreiras cognitivas,
causando fobia ao aprendizado da matemática. Daí, buscando-se promover reflexões sobre o
processo educativo no contexto escolar, foi priorizado como fundamento de investigação:
“Quais as causas das dificuldades no Ensino da Matemática que acabam por atrapalhar a
aprendizagem dos alunos”? Este artigo retrata uma pesquisa realizada com professores de
matemática da E.E.E.F.M. Deputado Carlos Pessoa Filho, na cidade de Aroeiras-PB, com a
finalidade de diagnosticar as principais dificuldades encontradas no processo de ensino e
aprendizagem, suas causas e propostas de motivação. Nesse sentido, apresentou-se como
objetivo geral, analisar as dificuldades dos professores para manter os alunos motivados nas
aulas de matemática e, como objetivos específicos verificar se os professores trabalham em sala
de aula de modo a desenvolver nos alunos o gosto pela matemática; constatar se a metodologia
dos professores estão voltadas para a realidade dos alunos e, propor soluções para resolver as
dificuldades dos professores manter os alunos motivados nas aulas de matemática. A
metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, do tipo de campo. Utilizou-se como sujeitos
da pesquisa cinco professores de matemática. O instrumento utilizado para a coleta dos dados
foi um questionário elaborado com seis perguntas subjetivas, as quais nortearam as seções de
análise. Como resultado da pesquisa pode-se inferir que há uma dificuldade em relação à
linguagem usual dos alunos e a linguagem matemática, o que dificulta a interpretação dos textos
matemáticos e a proposição de questionamentos. Ademais, os professores também consideram a
relevância de suas participações em formação de professores, através de cursos, seminários e
congressos o que seria produtivo para atualização de seus conhecimentos e maior eficiência e/ou
motivação no trabalho docente.
Descrição:
SILVA, M. M. da. Dificuldades pedagógicas: Uma problemática no processo de ensino e aprendizagem no campo da Matemática. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.