dc.description.abstract |
Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio
supervisionado III, com campo de atuação na Escola Estadual Monte Carmelo,
localizada na cidade de Campina Grande – PB, onde foi realizado o processo de
relatar a experiência vivenciada no estágio III e tornar as aulas de educação física
mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos alunos, através dos
conhecimentos transmitidos. Além disso, pude encontrar várias dificuldades,
inclusive que na escola pública tudo precisa ser adaptado, pois não existe a
valorização dos recursos materiais e nem a valorização do professor, falta de
equipamentos de áudio visual, além da ausência de vários alunos e a falta de aulas
práticas. Sendo assim a descrição da prática ocorre segundo o ponto de vista do
docente e foram apresentadas relatos sobre as vivências no estágio. É sobre a
prática do professor que recaem as mais importantes observações, pois é nela que
estão colocadas as ações de ensino e aprendizagem voltadas à Educação de
Jovens e Adultos. É importante compreendermos como se dão as relações de
ensino/aprendizagem na EJA, identificando suas características, quanto à
metodologia, dificuldades e relações sociais implícitas nesse processo, vendo-a
como uma política pública para responder à demanda de jovens e adultos que por
motivos diversos não concluíram ou não tiveram acesso à educação
institucionalizada. A metodologia utilizada baseou-se em aulas teóricas, tendo como
abordagem principal: Práticas Corporais de Aventura. Onde foram realizadas
vivencias com esportes radicais e de aventura, além de trabalhar o preconceito e o
racismo, a qualidade de vida e o estilo de vida saudável nos alunos da educação
para jovens e adultos (EJA). O método utilizado incentivou a socialização e interação
dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é
indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante
troca de experiências. A partir deste trabalho, foi compreendida a prática pedagógica
docente na EJA, identificando elementos que caracterizam, quanto à metodologia,
aprendizagens, dificuldades e relações humanas (professor/aluno). Por fim, pode-se
concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu
processo de formação incentivando à docência. |
pt_BR |