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Práticas corporais de aventura na Educação de Jovens e Adultos – EJA

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dc.contributor.author Sousa, Mariana Martins de
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:41:44Z
dc.date.available 2021-09-30T15:41:44Z
dc.date.issued 2019-11-11
dc.identifier.other CDD 372.86
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24631
dc.description SOUSA, M. M. de. Práticas corporais de aventura na Educação de Jovens e Adultos – EJA. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho se trata de um relato de experiência oportunizado pelo estágio supervisionado III, com campo de atuação na Escola Estadual Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB, onde foi realizado o processo de relatar a experiência vivenciada no estágio III e tornar as aulas de educação física mais dinâmicas e atrativas, estimulando a participação dos alunos, através dos conhecimentos transmitidos. Além disso, pude encontrar várias dificuldades, inclusive que na escola pública tudo precisa ser adaptado, pois não existe a valorização dos recursos materiais e nem a valorização do professor, falta de equipamentos de áudio visual, além da ausência de vários alunos e a falta de aulas práticas. Sendo assim a descrição da prática ocorre segundo o ponto de vista do docente e foram apresentadas relatos sobre as vivências no estágio. É sobre a prática do professor que recaem as mais importantes observações, pois é nela que estão colocadas as ações de ensino e aprendizagem voltadas à Educação de Jovens e Adultos. É importante compreendermos como se dão as relações de ensino/aprendizagem na EJA, identificando suas características, quanto à metodologia, dificuldades e relações sociais implícitas nesse processo, vendo-a como uma política pública para responder à demanda de jovens e adultos que por motivos diversos não concluíram ou não tiveram acesso à educação institucionalizada. A metodologia utilizada baseou-se em aulas teóricas, tendo como abordagem principal: Práticas Corporais de Aventura. Onde foram realizadas vivencias com esportes radicais e de aventura, além de trabalhar o preconceito e o racismo, a qualidade de vida e o estilo de vida saudável nos alunos da educação para jovens e adultos (EJA). O método utilizado incentivou a socialização e interação dos alunos entre si. Logo, foi possível observar que a função do estagiário é indispensável no processo de ensino-aprendizagem, pois promove uma importante troca de experiências. A partir deste trabalho, foi compreendida a prática pedagógica docente na EJA, identificando elementos que caracterizam, quanto à metodologia, aprendizagens, dificuldades e relações humanas (professor/aluno). Por fim, pode-se concluir que a oportunidade desse estágio foi de grande importância para o meu processo de formação incentivando à docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regimênia Maria Braga de Carvalho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Física Escolar pt_BR
dc.subject Práticas Corporais de Aventura - PCA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.title Práticas corporais de aventura na Educação de Jovens e Adultos – EJA pt_BR
dc.type Other pt_BR


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