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As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são cada vez mais presentes
no cotidiano da sociedade, especificamente entre os mais jovens. Visando a acompanhar a
evolução comportamental da sociedade, as TDIC ultrapassaram os muros das escolas,
adentrando no ambiente escolar, alertando principalmente os olhares dos que realizam a
gestão escolar, em que muitos deles estão sobre um novo paradigma na educação, que é
determinado pelo uso consciente em formas de aumentar o interesse e o engajamento dos
estudantes, podendo contribuir positivamente para o processo de formação dos estudantes.
Assim, surge a inserção da gamificação no ambiente escolar, que advém diretamente do
grande avanço das tecnologias, a popularização e disseminação da cultura dos videogames
pelo mundo, fato iminente e concreto na sociedade atual. Tanto que, nos questionamos como
a gamificação está inserida na produção do conhecimento da Educação Física brasileira. Nesta
perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar o conceito de gamificação na
produção teórica da Educação Física brasileira, apontando os campos de atuação da área que
vêm sendo debatidos a partir dessa base conceitual, bem como, as questões de estudo
investigadas e sua relação com a prática profissional. Trata-se de uma pesquisa com caráter
descritivo, com abordagem documental, desenvolvida por meio da seleção de trinta e oito
revistas cientificas, todas catalogadas, usado como critério de seleção o qualis considerado
como relevante e ser da área da Educação Física; em seguida, a elaboração de uma ficha de
conteúdo visando a aproximar e distinguir a informações semelhantes entre os artigos
encontrados. Por conseguinte, os levantamentos dos dados mostram a pequena, quase
nenhuma utilização da gamificação da área da Educação física de modo geral, essas aparições
mostram uma semelhança entre si que é a análise de que a gamificação foi utilizada em alguns
aplicativos de celulares e apenas um artigo traz a aplicação dos elementos da gamificação da
educação superior. Portanto, diante dos expostos, é de grande importância que a Educação
Física brasileira aprofunde mais seus estudos em áreas da tecnologia, como consequentemente
na gamificação, tendo como ponto inicial na formação das grades curriculares na
universidade, proporcionando uma formação condizente com as mudanças sociais vigentes, e
deem um passo à frente, elaborando investigações sobre a temática podendo partir para a
execução de atividades por meio de uma fundamentação já desenvolvida anteriormente. |
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