Resumo:
A água pode ser o principal veículo de transmissão de algumas doenças e, por isso, a
discussão sobre a importância desse bem para a manutenção da vida e as consequências que
sua contaminação pode trazer é constante. Trabalhar esse conteúdo em sala de aula requer,
além da sensibilização dos estudantes acerca da importância do uso de água potável, a
utilização de metodologias que contemplem a realidade do estudante e facilitem a assimilação
dos conteúdos. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a eficácia da sequência didática
no processo de ensino e aprendizagem acerca dos conteúdos poluição da água, saneamento
básico e doenças de veiculação hídrica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de
Queimadas, PB, entre turmas de 6º ano. A coleta de dados se dividiu em 3 etapas: aplicação
de um questionário pré-teste para a investigação do conhecimento prévio dos estudantes; os
conteúdos da sequência didática foram aplicados com vídeos introdutórios, conversas em
grupo e jogos do tipo Quiz; e a aplicação de um questionário pós-teste, de caráter comparativo
para a obtenção dos resultados. A pesquisa mostrou-se satisfatória, uma vez que os alunos
conseguiram elaborar respostas mais concisas, com teor científico, confirmando a eficácia da
utilização da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem, apesar de ainda serem
pouco usadas no contexto escolar, devido a uma possível lacuna existente na formação dos
professores.
Descrição:
LOPES, T. E. C. Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.