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Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil

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dc.contributor.author Lopes, Túlio Ezequiel Costa
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:42:07Z
dc.date.available 2021-09-30T15:42:07Z
dc.date.issued 2019-06-12
dc.identifier.other CDD 372.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24636
dc.description LOPES, T. E. C. Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A água pode ser o principal veículo de transmissão de algumas doenças e, por isso, a discussão sobre a importância desse bem para a manutenção da vida e as consequências que sua contaminação pode trazer é constante. Trabalhar esse conteúdo em sala de aula requer, além da sensibilização dos estudantes acerca da importância do uso de água potável, a utilização de metodologias que contemplem a realidade do estudante e facilitem a assimilação dos conteúdos. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a eficácia da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem acerca dos conteúdos poluição da água, saneamento básico e doenças de veiculação hídrica. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Queimadas, PB, entre turmas de 6º ano. A coleta de dados se dividiu em 3 etapas: aplicação de um questionário pré-teste para a investigação do conhecimento prévio dos estudantes; os conteúdos da sequência didática foram aplicados com vídeos introdutórios, conversas em grupo e jogos do tipo Quiz; e a aplicação de um questionário pós-teste, de caráter comparativo para a obtenção dos resultados. A pesquisa mostrou-se satisfatória, uma vez que os alunos conseguiram elaborar respostas mais concisas, com teor científico, confirmando a eficácia da utilização da sequência didática no processo de ensino e aprendizagem, apesar de ainda serem pouco usadas no contexto escolar, devido a uma possível lacuna existente na formação dos professores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Cibelle Flávia Farias Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Ciências pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Doenças transmitidas pela água pt_BR
dc.title Sequência didática sobre doenças de veiculação hídrica em uma escola pública de Queimadas, Paraíba, Brasil pt_BR
dc.type Other pt_BR


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