Resumo:
Para um professor de Matemática, é imprescindível o domínio de certas regras referentes aos
conteúdos do curso de Licenciatura em Matemática. Derivada é um tema importante nos
diversos cursos de Ciências Exatas, entretanto, nem sempre os futuros professores conseguem
compreender sua aplicação e suas regras. Muitos terminam a graduação sem saber os nomes
das regras de derivação. O presente trabalho teve como objetivos analisar e identificar a
aprendizagem de futuros professores, que já estão terminando o curso de Licenciatura em
Matemática na UEPB, Campina Grande-PB, com um recurso didático das regras de
derivação. Para a realização do trabalho aplicamos dois questionários para os futuros
professores. A metodologia utilizada se operacionalizou em três momentos: no primeiro, foi
aplicado um questionário, no segundo, os futuros professores jogaram com o dominó de
derivadas e, no terceiro, responderam outro questionário. Os resultados foram animadores,
porque os futuros professores se mostraram muito motivados e também houve muita interação
entre eles, um ajudando o outro, além de que, os questionários apresentaram uma melhora
significativa no que tange à compreensão das regras de derivação.
Descrição:
SILVA, E. N. da. O dominó das regras de derivação: Explorando o lúdico para a aprendizagem do cálculo diferencial. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.