Resumo:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as ações de intervenção e Educação em
Saúde alcançam melhor desempenho quando fundamentadas nas teorias de mudança de
comportamento, com uso de novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). Este
trabalho teve por objetivo o desenvolvimento e validação da Escala de Avaliação de Produção
Audiovisual (EAPA) para uso em intervenções educativas. Foram analisados 100 vídeos de
até 90 segundos de duração, produzidos por estudantes do Ensino Médio de Campina Grande,
Nordeste do Brasil. A EAPA contém vinte afirmativas, agrupadas em cinco seções, sendo
dezesseis delas fundamentadas nos constructos das teorias cognitivas de mudança de
comportamento e quatro referentes à análise subjetiva. Foram considerados os constructos da
Teoria Social Cognitiva (aprendizagem observacional; facilitadores) ou outros constructos,
como efeito do halo e conforto cognitivo, propostos por Daniel Kahneman na obra “Rápido e
Devagar”. Verificou-se que, das vinte afirmações, 15 delas não tiveram diferença significativa
entre diferentes avaliadores; tendo sido obtido o valor de 0,941 para Alfa de Cronbach,
mostrando excelente confiabilidade interna da EAPA. Em média, 22 (33,8%) dos vídeos
receberam pontuação maior do que 60 pontos, indicando que contribuem completamente para
a mudança de comportamento da população em relação às arboviroses; 28 (41,3%)
contribuem satisfatoriamente; 15 (22,9%), parcialmente e de um a dois vídeos foram
pontuados com valores menores do que 19 pontos. Foi realizado Teste de Mann-Whiney
(Teste U) para comparar as frequências observadas de cada uma das categorias entre os
avaliadores (p<0,05), não sendo observadas diferenças significativas. Ou seja, a proporção de
vídeos classificados em cada uma das categorias de avaliação não foi diferente entre os
avaliadores individualmente ou em agrupados em duplas. Ao todo, 12% dos vídeos receberam
pontuação máxima em relação ao escore total e escore subjetivo. A EAPA é, portanto, uma
ferramenta de avaliação de conteúdo audiovisual que pode ser utilizada em intervenções
educativas em saúde, tendo sido verificada boa confiabilidade interna do instrumento. A
escala permite avaliar qualquer conteúdo, classificando a produção em categorias que revelam
seu potencial para promover mudança de comportamento na população.
Descrição:
COSTA, E. G. da. Desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação de produção audiovisual para intervenções em saúde – Zikamob. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.