UEPB - Repositório Digital

Ensino de acústica: Uma proposta para alunos surdos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Soares Filho, Gercino Freire
dc.date.accessioned 2021-09-30T15:48:05Z
dc.date.available 2021-09-30T15:48:05Z
dc.date.issued 2019-12-04
dc.identifier.other CDD 530.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24686
dc.description SOARES FILHO, G. F. Ensino de acústica: Uma proposta para alunos surdos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract A educação inclusiva no Brasil vem crescendo e isto se deve ao direito de todos os cidadãos conviverem no mesmo espaço educativo. O fato é que as escolas (gestores e professores) devem desenvolver ações que favoreçam a aprendizagem e a integração social, inclusive, para alunos surdos. Diante deste cenário, foi incluído o componente curricular de Libras nas universidades, entretanto a mesma não tem sido suficiente para atingir o ápice do ensino, uma vez que nem todo surdo é plenamente alfabetizado na metodologia bilíngue, o que desfavorece a construção do conteúdo desejado. Diante o desafio, esse trabalho apresenta uma proposta que desencadeie uma reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Física para alunos surdos mostrando possibilidades que contribuam para resolução de lacunas explicitadas anteriormente. Nosso estudo se desenvolveu com alunos surdos do segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Audiocomunicação Demostenes Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande- Paraíba. Para tornar tal pesquisa possível, utilizamos de pesquisa bibliográfica, construção e aplicação de uma aula proposta sobre acústica. Usamos como referencial teórico alguns dos teoricos do processo de ensino-aprendizagem dos surdos, bem como de práticas pedagógicas que se centram em aspectos linguísticos e/ou educacionais, tais como: Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009) e Honora (2015). Também, foi realizado uso de livros do ensino médio. Diante da proposta obtemos uma reflexão sobre a inclusão de surdos, o que ao nosso vê foi bastante favorável diante do desafio de se trabalhar a temática, no Ensino de Física. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adjanny Vieira Brito Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Acústica pt_BR
dc.subject Som pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.title Ensino de acústica: Uma proposta para alunos surdos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta