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A educação inclusiva no Brasil vem crescendo e isto se deve ao direito de
todos os cidadãos conviverem no mesmo espaço educativo. O fato é que as
escolas (gestores e professores) devem desenvolver ações que favoreçam a
aprendizagem e a integração social, inclusive, para alunos surdos. Diante deste
cenário, foi incluído o componente curricular de Libras nas universidades,
entretanto a mesma não tem sido suficiente para atingir o ápice do ensino, uma
vez que nem todo surdo é plenamente alfabetizado na metodologia bilíngue, o
que desfavorece a construção do conteúdo desejado. Diante o desafio, esse
trabalho apresenta uma proposta que desencadeie uma reflexão do processo
de ensino-aprendizagem da Física para alunos surdos mostrando
possibilidades que contribuam para resolução de lacunas explicitadas
anteriormente. Nosso estudo se desenvolveu com alunos surdos do segundo
ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Audiocomunicação Demostenes
Cunha Lima, localizada na cidade de Campina Grande- Paraíba. Para tornar tal
pesquisa possível, utilizamos de pesquisa bibliográfica, construção e aplicação
de uma aula proposta sobre acústica. Usamos como referencial teórico alguns
dos teoricos do processo de ensino-aprendizagem dos surdos, bem como de
práticas pedagógicas que se centram em aspectos linguísticos e/ou
educacionais, tais como: Quadros & Karnopp (2004), Gesser (2009) e Honora
(2015). Também, foi realizado uso de livros do ensino médio. Diante da
proposta obtemos uma reflexão sobre a inclusão de surdos, o que ao nosso vê
foi bastante favorável diante do desafio de se trabalhar a temática, no Ensino
de Física. |
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