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A química orgânica é uma disciplina que é ensinada na maioria das vezes de forma
tradicional com conceitos prontos, fórmulas e nomenclaturas para que os alunos
memorizem, e isso a torna uma disciplina chata e sem aplicação no cotidiano. Na
LDB, a educação tem por finalidade, fornecer subsídios para que o aluno possa
exercer a sua cidadania. Com isso as competências específicas propostas pela
BNCC para ciências da natureza propõem que os alunos desenvolvam a capacidade
para analisar situações-problemas de forma crítica. A química orgânica fornece
subsídios para uma boa abordagem CTS utilizando temas de relevância social,
como temas de combustível e alimentos, que pode facilitar e despertar a curiosidade
do aluno por estar em seu cotidiano. Nesta perspectiva, essa pesquisa tem por
finalidade, trazer para o aluno uma abordagem contextualizada com enfoque CTSA,
buscando a participação ativa dos mesmos, instigando a curiosidade, o senso crítico
e a busca por soluções com a utilização dos carboidratos. Com base em um texto
gerador, foi desenvolvida uma problemática com o consumo de carboidratos, tendo
em vista os efeitos que os carboidratos causam no organismo e o que pode ocorrer
se uma pessoa deixar de consumi-lo. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo
exploratório, com a perspectiva em Freire utilizando os temas transversais, a partir
do desenvolvimento de uma sequência didática com bases nos três momentos
pedagógicos de Delizoicov e uma abordagem contextualizada, envolvendo
elementos do dia a dia do aluno, com o tema gerador Química dos alimentos,
voltado para a saúde e a conscientização e incentivo na prevenção da diabetes,
finalizando com a aplicação de com um jogo lúdico, em uma turma do EJA no
município de Queimadas-PB. Os dados da pesquisa foram estruturados por
questionários de sondagem, observação participante e da resolução dos
questionários de sondagem e final com questões objetivas e subjetivas. E por fim,
observando e analisando o comportamento e fala dos alunos pode concluir que
instigar os alunos a participarem das aulas com esses tipos de abordagens é
possível desenvolver o senso crítico e democrático frente a problemas vivenciados
pelo discente, contribuindo de tal modo para o conhecimento científico. |
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