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O trato do esporte na escola pode e deve está entrelaçado à construção de valores como
solidariedade, ética, dentre outros.Sendo um canal para a modificação do conhecimento do e
pelo corpo. Neste cenário, o Esporte Paralímpico é elencado como um segmento importante
para que seja estabelecido diálogos sobre as problemáticas sociais, as questões de igualdade,
de condições físicas e de adaptação social, porém, ainda é pouco trabalhado na Educação
Física escolar. O objetivo do presente trabalho é apresentar possibilidades pedagógicas aos
professores de Educação Física escolar, destacando as potencialides e fragilidades da
experiência, a partir da descrição da vivência com o ensino de esportes paralímpicos. Este
trabalho trata-se de um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado IV do
curso de licenciatura em Educação Física, envolvendo cerca de 20 alunos do ensino básico.
Para estudo e discussão dos dados, contamos com o relatório dos estágio e caderno de campo
com observação dos participantes, foi possível constatar a visão que os alunos tem em relação
ao corpo da pessoa com deficiência.Como resultados ainda foi possível concluir a
importância do planejamento, do uso da tecnologia como ferramenta metodológica, da
exposição de informações por parte de profissionais que trabalham com determinada
deficiência, além de constatar a importância do professor de Educação Física em todo esse
processo, utilizando de metodologias e vivências que proporcionam esclarecimento sobre as
diferenças, sendo dessa forma mediador no processo de apredizagem inclusivo que o Esporte
Paralímpico oferece. |
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