Resumo:
Apesar de muitas crianças já terem acesso aos jogos, seja através do computador, de um vídeo
game ou de um smartphone, esta tecnologia ainda é pouco utilizada pelos professores em sala
de aula. Sabemos que muitos alunos não gostam da disciplina de matemática por terem
dificuldades no aprendizado da matemática básica, que são as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão. Sabemos, também, que muitos professores enfrentam desafios ao
lecionar esta disciplina para as crianças. Tendo isto como base, neste trabalho foi
desenvolvido um jogo sério, chamado “Excursão Matemática”, que tem como principal
objetivo proporcionar uma forma para os estudantes praticarem e aperfeiçoarem suas
habilidades em matemática e raciocínio rápido. O jogo traz desafios para os jogadores com
uma contextualização da narrativa através de criaturas místicas onde, além de resolver as
operações, o jogador aprende sobre as lendas do folclore brasileiro.
Descrição:
SILVA, W. G. Desenvolvimento de um jogo sério como ferramenta auxiliar para o ensino de Matemática básica. 2019. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.