Resumo:
Este artigo desdobra considerações acerca do processo de alfabetização relatado por uma
professora alfabetizadora que atuou no período do Golpe Militar de 1964. A fim de preservar
a identidade da relatora, usaremos o nome fictício: Dona G. entendendo ser o processo
educativo complexo e desafiador. Utilizamos como metodologia, a técnica da entrevista
semidirigida, pautada na história oral, possibilitando assim, acrescentar um maior número de
informações, a partir da memória das práticas vivenciadas bem como, perceber o conteúdo
subjetivo em sua fala, ressaltando a importância de uma análise psicológica para maior
compreensão da referida realidade histórica. Dessa maneira foi possível mostrar fatos
relevantes da história da educação brasileira, a luta da mulher pela escolarização, a
importância da Psicologia para a Educação, o reconhecimento da história oral como fonte
fecunda de informação e ainda, explanar as práticas mantidas pelo sistema político, trazendo
contribuições para uma reflexão e consciência que podem auxiliar a construção das ações
educativas atuais.
Descrição:
GONÇALVES, A. S. S. Ditadura Militar no Brasil: Memórias e subjetividades de uma professora alfabetizadora. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.