Resumo:
Os números acerca da velhice não param de expandir, em todo o mundo é
notório o aumento acentuado de indivíduos que possuem idade acima de 60
anos. Com base neste contexto atual acerca da velhice se faz necessário
discorrer formas de cultivar a qualidade e oportunizar a presença do idoso no
âmbito educacional. Desta forma, o referido trabalho busca discutir a presença
da terceira idade em instituições escolares, de forma especifica refletir a
respeito da inserção do idoso no nível superior e a relevância desse ensino
como continuação da sua vida acadêmica. A metodologia empregada é de
cunho bibliográfico, onde se fez necessário consultar e localizar diferentes
elementos de informação escrita. Inicialmente foi definido o tema, que retrata a
educação na terceira idade, dando maior ênfase a presença do idoso no ensino
superior. Para o levantamento bibliográfico utilizou-se fontes que tratam acerca
do processo de envelhecimento, da Educação de Jovens e Adultos,
Universidade Aberta à Terceira Idade, bem como, sobre a Educação Superior e
a presença do idoso nos cursos de graduação. Por fim, pode-se concluir que a
educação é um importante meio de transformação, que cria possibilidades
únicas para a formação de um corpo social crítico, na medida em que, o
contato com o saber pode contribuir para o pensamento reflexivo do idoso,
trazendo autonomia, poder de decisão e participação na sociedade.
Descrição:
BENEVIDES, A. C. N. Educação na terceira idade: A inserção do idoso no ensino superior. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.