Resumo:
Este estudo teve como objetivo avaliar a percepção estética do sorriso por discentes do
Curso de Odontologia em duas Instituições públicas de Ensino Superior da Paraíba, em
seus diferentes níveis da graduação. A amostra foi composta por 208 discentes do
universo de 276 alunos, representados pelo 1º, 6º e 10º períodos. A coleta de dados foi
realizada por meio de um questionário estruturado e autoexplicativo aplicado aos
participantes, para se obter dados sociodemográficos, informações relacionados à
estética do sorriso e referentes à influência das mídias sociais na percepção dos
parâmetros estéticos. Os dados obtidos foram tabulados e inseridos no software SPSS
versão 20.0 for Windows para análise descritiva e inferencial dos resultados,
considerando um nível de significância de 5% para todos os testes. A partir da análise,
obteve-se que a maioria dos participantes era do sexo feminino (68,8%), com idade
média 21 anos e solteiros. Quanto aos dados relativos a percepção estética, houve uma
maior prevalência quanto à presença dos dentes na arcada (89,9%), seguida do
alinhamento dos dentes (82,2%) e cor dos dentes (80,3%), sendo evidenciada a
soberania da estética branca na percepção estética do sorriso. Apesar dessa
circunstância, observou-se uma expressão estatisticamente significativa quantos aos
aspectos relacionados a estética vermelha, como a qualidade e/ou quantidade de gengiva
(p=0,005). No que diz respeito a mídia na percepção do sorriso, ressalta-se que noventa
porcento dos participantes se consideram influenciados pelas mesmas, e que a rede
social mais usada foi o Instagram (93,8%). Desta forma, concluiu-se que na percepção
estética do sorriso dos discentes do Curso de Odontologia, o sorriso branco formado
pela estética branca é visto como o principal fator atrativo na beleza do sorriso.
Descrição:
AZEVEDO, W. V. de. Percepção estética do sorriso por discentes do curso de Odontologia. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.