Resumo:
O Ensino-aprendizagem de Química atualmente é caracterizado por uma abordagem
contextualizadora, que capacita o aluno a participar de forma crítica em seu meio a fim de que
exerça seus direitos e deveres e utilize o conhecimento adquirido para questionar e se
posicionar frente às questões sociais. A inserção de pessoas com as mais diversas limitações
no convívio social tem se tornado imprescindível. Por este motivo, muito se tem discutido
sobre a inclusão social, sendo de fundamental importância tais discussões, pois vivemos
tempos de mudanças significativas tanto no espaço escolar quanto no social. Assim, ao atentar
para a necessidade de uma educação inclusiva na disciplina de Química, este trabalho teve
como objetivo geral a avaliação de uma proposta de intervenção para o ensino de tabela
periódica dos elementos químicos para alunos com deficiência visual no contexto do ensino
regular. O material didático desenvolvido foi fruto de estudos no Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e também, no Grupo de Pesquisa em Metodologia
para a Educação em Química (GPMEQ), na Universidade Estadual da Paraíba, visando
promover a aprendizagem dos conceitos científicos. O referido trabalho delineia-se como
sendo de cunho qualitativo, e apresenta aspectos e características de natureza exploratória que, de acordo com Gil (2002, p.41), “pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo
principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições”. A pesquisa foi dividida em
quatro etapas: Levantamento dos referenciais teóricos; Discussão metodológica; Elaboração
da proposta didática e análise dos resultados obtidos. Tendo em vista que os dados obtidos
foram interpretados à luz do referencial teórico da área, objeto de estudo, os resultados
mostraram que a proposta didática obteve uma avaliação positiva, tanto dos alunos quanto da
professora do Instituto. Sinalizando para a importância da adaptação de estratégias e
metodologias de ensino, além, de materiais que possam subsidiar aprendizagem do conteúdo
na disciplina de Química. Mostrando os caminhos para a superação da deficiência visual, e, corroborando com a aprendizagem dos conteúdos Químicos.
Descrição:
SILVA, L. M. de A. Avaliação de uma proposta didática para o ensino-aprendizagem do conteúdo de tabela periódica com alunos deficientes visuais. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.