dc.description.abstract |
O presente estudo visa apresentar as vivências e experiências numa perspectiva de relatar e
discutir as experiências vivenciadas nas aulas de Educação Física através do PIBID/EF e do
ES/EF, e trazer as peculiaridades dos paradigmas de ensino e as conquistas evidenciadas entre
as perspectivas e desafios no decorrer desse percurso, durante o processo de formação. Assim,
experiências compartilhadas entre Bolsista/Estagiário/Professor, sendo principalmente na área
da Educação Física Escolar - EFE, que temos uma obrigação fundamental de mediar à
construção de novos conhecimentos na composição curricular de forma articulada junto à
comunidade Acadêmica. Para tanto, buscou-se as convergências e implicações no processo de
formação no Curso de Licenciatura em Educação Física e suas interdependências. A
experiência aqui relatada é o resultado da vivência no Estágio Supervisionado I e II, e no
PIBID, no âmbito das escolas da rede pública de Educação Básica em Campina Grande-PB.
As experiências foram vivenciadas com crianças e adolescentes matriculados nas turmas das
escolas participantes do PIBID/EF ou do ES/EF I e II, na faixa etária de 6 (seis) anos até 18
(dezesseis) anos, no turno da manhã e tarde com alunos de ambos os sexos. Para estudo e
discussão dos dados, contamos com relatórios dos Estágios e quanto ao PIBID através de
Caderno de Campo e observação participante. A prática se deu durante os semestres letivos de
2016.1 a 2018.1, com aulas semanais e duração de 50 minutos cada aula. Foi possível
constatar avanços significativos na prática pedagógica do ES/EF I e II, experiências das
aprendizagens e influência adquiridas como bolsista no PIBID, aliando-se aos conhecimentos
sobre os componentes e as abordagens da Educação Física. Ainda, foi possível concluir que
só o Estágio Supervisionado é insuficiente e se faz necessário ter uma complementação uma
experiência extra de sala de aula, é visível a facilidade que o bolsista do PIBID, em adquirir
os primeiros conhecimentos e sua identidade de professor, onde desde o planejamento a
aplicação de métodos de ensino, tais metodologias sejam de natureza criativa e
transformadora, pois, seguindo um caráter dinâmico e diversificados de aulas que contemplem
as limitação e possibilidades dos alunos em sua realidade em torná-los protagonista, em fazê-los vivenciar e a terem objetivos pessoais e a construírem sua própria identidade e história. |
pt_BR |