Resumo:
O ensino da Matemática muitas vezes está entrelaçado com metodologias educacionais
consideradas tradicionais. Tais metodologias por sua vez não suprem as necessidades do
ensino dessa disciplina de maneira efetiva, causando dificuldades na assimilação dos
conteúdos por parte dos alunos. Assim sendo, faz-se necessário a utilização de novas
metodologias e recursos didáticos para um ensino da Matemática que possa ser
considerado significativo. Este trabalho tem por finalidade apresentar o que se tem
produzido a respeito do Laboratório de Matemática como auxiliador do processo de
ensino-aprendizagem, no repositório virtual da Universidade Estadual da Paraíba,
Campus I. A busca se deu por meio da utilização do marcador “Laboratório de Ensino
de Matemática” (LEM) no próprio repositório virtual. Foram encontrados quatro
trabalhos os quais se distribuíam em três modalidades temáticas: “ensino de
matemática”, “educação matemática” e “matemática”. Os quatro trabalhos foram
analisados e aqui se identificou os esforços crescentes de alguns docentes em romper
com o tradicional ensino resumido a explicações expositivas e abstratas, através do
auxílio dos materiais didáticos nos LEM‟s. Vale destacar que as pesquisas estudadas
neste trabalho, apontam que os cursos de formação de licenciados em matemática,
reconhecem a necessidade de uma matemática mais concreta e próxima da realidade do
aluno, uma vez que todas possuem LEM‟s em funcionamento em suas instituições,
apesar de que este recurso ainda tem sido pouco utilizado nestas instituições e estando
pouco presente nas escolas de ensino básico. Conclui-se, portanto que, apesar de ser um
tópico de estudo muito importante para o Ensino da Matemática pouco tem se
pesquisado e escrito sobre. Reitera-se que apenas o LEM não é capaz de suprir todas as
dificuldades de ensino da disciplina, porém, é um ótimo recurso didático metodológico
para promover uma educação de melhor qualidade.
Descrição:
ARAÚJO, J. G. M. de. O Laboratório de Matemática no contexto das pesquisas em Educação Matemática do Campus I da UEPB. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.