Resumo:
A educação especial é um desafio para os professores e ainda maior na perspectiva inclusiva, onde salas de aula com diversos públicos dificultam o acesso a materiais inclusivos, principalmente no caso de alunos com deficiência visual. Deste modo, a criação de materiais que contribuam com a aquisição do conhecimento torna-se necessário. Com isso, o objetivo deste trabalho, foi a adaptação da tabela periódica em material tátil e uma aula inclusiva para alunos com deficiência visual do Instituto dos cegos de Campina Grande, dez alunos do 9º ao 2º ano de Ensino. Foram utilizados dois questionários, sendo um para analise do conhecimento prévio, com cinco questões subjetivas, sobre o conteúdo de propriedade periódica dos elementos químicos e o segundo questionário com quatro questões subjetivas, buscando-se avaliar a proposta didática frente aos sujeitos da pesquisa. médio Após a aula e a apresentação dos recursos, os alunos demonstraram que o material adaptado é útil para compreensão das propriedades periódicas e informaram que a maior dificuldade do estudo da química está nas aulas onde os professores limitam-se as aulas tradicionais sem uso de recursos ou adaptações.
Descrição:
SILVA. Márcia de Fátima Almeida. Relato de uma abordagem do conteúdo Propriedades periódicas para alunos com deficiência visual. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.